Estampas

Gente, mil desculpas pelo sumiço.

Bom, como já tinha escolhido (há mil anos) o assunto é estampas. Segue um breve resumo sobre a história delas, um dos trabalhos do fotógrafo Steven Meisel (que eu adoro) para Vogue, publicado em 2007 e uma foto que fiz da Tarsila numa tarde de tédio e só depois notei que meu subconsciente tinha pensado nesse editorial do Meisel sem que eu percebesse. Tem também algumas fotos das minhas aulas de estamparia.

A arte das gravações começou no oriente. Na China, como máscara principalmente para tecidos. No Japão, o estêncil gerou alvoroço no período de Kamamura onde estandartes foram aplicados em armaduras de samurais e nas cobertas dos cavalos. Mais tarde no ocidente, mais precisamente em Lyon (na França), deu-se inicio as impressões em (outros) materiais vazados nos tecidos. Os primeiros artistas que utilizaram o processo procuravam tornar mais naturais e menos frias essas impressões. Foram ressaltados dois pontos básicos da técnica: sua extrema adaptabilidade que permite a aplicação sobre qualquer superfície (inclusive tridimensional) e suas especificidades gráficas próprias, ou seja características gráficas que apenas a serigrafia pode proporcionar.

Gosto bastante do estêncil (apesar de ser mais chatinho). Acho o efeito gráfico muito legal. Mas nem sempre a qualidade é tão boa quanto de uma tela de silk screen. Existem vários tutoriais na internet sobre como fazer ambos. Uma dica minha pra quem quer fazer estêncil e não tem um pirógrafo (que é a melhor opção devido a sua praticidade) é o uso do bisturi (o de dentista, sabe?). É uma lâmina mais afiada que o estilete então não precisa de fazer tanta força assim.

Dentro das categorias estêncil e silk existem vários tipos de impressões, como localizados e corridos. Mas isso já é assunto pra outro post. Este é um pouquinho mais superficial. Aprofundarei nessa história mais tarde daí eu conto pra vocês.

Pra ver e saber mais joga no google: Pop art, Op art, Hard-edge, Stripe, Color-field, Minimal Art, Rauschemberg, Rosenquist, Warhol, Lichtenstein, Vasarely, Amrskiemicz, Albers, Indiana e Stella.

De: Serigrafia

Hoje não tem preview do próximo assunto. Não quero me prender mais a um ‘roteiro’ de postagens. Então assim que souber o que será postarei na página do blog no facebook.

One thought on “Estampas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s