A fotografia de moda contemporânea

A fotografia de moda surgiu por volta de 1909, quando as primeiras ilustrações em P&B apareceram nas revistas e criaram a necessidade de uma produção fotográfica. O que gerou também uma demanda por modelos, surgindo a primeira agência  nos anos 20 em Paris.
A primeira fotografia colorida publicada, acredite ou não, foi na capa da Vogue, nos anos 30.
É notável o quão a moda é cíclica. Dando uma olhada em capas da Vogue pelo google imagens percebe-se que capas atuais trazem, propositalmente ou não, referências antigas. O que muda é apenas o estilo de fotografia e a intenção. A mais antiga passava uma imagem para as leitoras de novos ideais e o lugar que a mulher, aos poucos, ia ganhando na sociedade por meio do que vestiam. A ousadia e o surrealismo tomava conta das lentes de fotógrafos como Man Ray. Atualmente, ela vende um sonho. É objeto de consumo tanto quanto as peças que nela são mostradas. É lugar onde o feio não é aceito. O estranho talvez sim. É levado em consideração toda a produção de ambiente, roupa, maquiagem, modelos, luz e, posteriormente, edição.  Fotografia de moda não trata apenas de uma foto qualquer de uma roupa. Mas sim de um trabalho de uma cadeia de profissionais envolvidos em moda e pesquisa. Prende a atenção total do público alvo. Com o passar dos anos, além da evolução da fotografia em si, os retoques que antes eram feitos com tintas e outros artifícios sobre papel impresso foram substituídos por editores virtuais.

Não se pode negar que a fotografia de moda é indispensável para o sucesso das mídias. É tradução literal da frase ‘uma imagem
vale mais do que mil palavras’

Lil Kim por David Lachapele

Para você comparar:

Fotógrafos Antigos:
Edward Steichen
Cecil Beaton
Man Ray

Fotógrafos Contemporâneos
David Lachapelle (que particularmente amo)
Max Vadukul
Miguel Reveriego

Uma outra forma legal de ver algumas análises de fotografia de moda é no programa America’s Next Top Model (canal Sony). No qual, um dos principais temas abordados é a parte fotográfica. Podemos perceber o quão importante é o papel de um modelo e como cabe a ele, em conjunto com o fotógrafo, passar a imagem contratada pelo cliente, que posteriormente chegará aos consumidores.

Próximo assunto: cabelos curtos.

6 thoughts on “A fotografia de moda contemporânea

  1. Achei ótimo o texto! :]
    Como você já deve ter percebido, fotografia é algo que muuito me convém, principalmente em e tratando de moda! Um fotografo que eu super gosto é o Mario Testino, já fiz um post sobre seu trabalho e tenho um livro lindo dele aqui. Enfim… acabo de conhecer seu blog e me encantei. Continue com os textos, você manda muito bem. E que bom saber que voce também é de Libra! ^^

    Beijos!

    • Então Gustavo, já acompanho seu blog tem um tempo e a parte fotográfica que você posta é surpreendente. Gosto bastante. Mario Testino com certeza está entre os top 10 da minha lista. Ele tem uma noção de P&B muito boa. Não é fácil fazer fotos assim. Obrigada pela visita!
      Ah, os librianos são os melhores rsrs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s